Notícias Dicas


Obesidade Cresce no Brasil

Obesidade Cresce no Brasil

12 de fevereiro de 2008
Por Elis Galvão

Pesquisa inédita, desenvolvida para dissertação de mestrado pela Dra. Isabella Vasconcellos de Oliveira, da Universidade de Brasília (UNB), mostra que houve um aumento de 255% de casos de obesidade mórbida no país nas últimas três décadas.

O estudo revela que o Brasil tem pelo menos 609 mil obesos mórbidos entre a população de 20 anos ou mais; de 1974 a 2003, esse número cresceu 255%.

Com base em dados da Pesquisa do Orçamento Familiar (POF) do IBGE, realizada entre 2002 e 2003, o estudo indicou que 0,64% da população brasileira adulta sofria da doença naquele período. Embora o percentual seja inferior ao dos Estados Unidos, que é de 4,9%, é suficiente para demonstrar que é preciso investir em campanhas de prevenção.

Em entrevista concedida ao jornal O Globo, a orientadora da dissertação, Leonor Maria Pacheco dos Santos, disse que é inviável enfrentar o problema apenas com cirurgias de redução do estômago. De 1999 a 2006, o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou apenas 10.365 operações, ao custo de R$ 32 milhões. Em 2006, foram 2.517 (R$ 8 milhões).

A pesquisadora Leonor lembrou ainda que as maiores vítimas do excesso de peso estão entre os mais pobres. “Isso ocorre por conta da má alimentação, rica em gorduras, frituras, biscoitos. Convivemos com dois mundos: resquícios de população desnutrida que morre de diarréia e doenças infecciosas; e a maioria, que tem como causa principal de morte as doenças cardiovasculares”, disse.

Já Isabella, que apresentou a dissertação em dezembro e foi aprovada no mestrado em Ciências da Saúde, conta que não havia estimativa precisa do número de obesos mórbidos no país. Embora a POF colete dados de altura e peso da população, faltava alguém calcular os casos de obesidade. Isabella revelou que a informação estava oculta dentro do banco de dados do IBGE.

 

Colunistas