Notícias Dicas


Obesidade Aumenta Incidência de Câncer

Obesidade Aumenta Incidência de Câncer

Obesidade Aumenta Incidência de Câncer
Por Beth Santos

Divulgado esta semana pelo Ministério da Saúde, o Relatório Saúde Brasil 2009 revela um forte impacto da obesidade sobre o câncer - doença apontada como a segunda causa de mortes no país e no mundo. Em 2010/2011, segundo o documento, o Brasil terá cerca de 978.540 novos casos de câncer.

O relatório do MS afirma que os brasileiros acima do peso em 2006 eram 42,7% da população, enquanto em 2009 o índice cresceu para 46,6%.  Especialistas alertam que a alimentação pode ser tanto um fator de risco quanto de proteção para o câncer, dependendo do que se consome habitualmente. Entre os alimentos protetores aparecem, invariavelmente, grãos, legumes, verduras e frutas, enquanto alimentos industrializados, sal e álcool aumentam os riscos de desenvolver câncer.

Apelos de Consumo
Profissionais de saúde envolvidos no tratamento da obesidade – endocrinologistas, nutricionistas etc - afirmam que o controle do excesso de peso deve priorizar, entre outras medidas, a  regulamentação da publicidade de alimentos com altos teores de açúcar, gorduras e sal. Segundo eles, não  expor as crianças aos apelos para este consumo é vital, o que diminuiria as chances de desenvolverem futuramente diversos tipos de câncer.

Documento publicado no início de 2010 pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) – “Políticas e Ações para Prevenção do Câncer no Brasil: Alimentação, Nutrição e Atividade Física” – afirma que, controlando a obesidade, uma parcela significativa dos casos de câncer poderia ser evitada no país.

Colunistas