Notícias Dicas


Obesidade Aumenta Incidência de Asma

Obesidade Aumenta Incidência de Asma

Obesidade Aumenta Incidência de Asma
Por Beth Santos

Apresentado esta semana em Estocolmo, Suécia, durante o XI Congresso Internacional de Obesidade – ICO 2010, que acontece até dia 15, estudo português concluiu que a obesidade está associada ao aumento da incidência da asma em adultos, levando a formas mais graves e de difícil controle da doença.

Especialistas da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, encabeçados pela pesquisadora Renata Barros, acham que os resultados obtidos até agora podem indicar que a perda de peso e a adoção de um estilo de vida saudável poderão ser indicados como recursos suplementares ao tratamento farmacológico da asma.

Segundo a pesquisadora Renata Barros, os resultados apontam para “a importância do desenvolvimento futuro de estudos de intervenção para redução de peso e mudança no estilo de vida dos doentes asmáticos”.

Metade dos homens portugueses tem excesso de peso e 30% das mulheres são classificadas como pré-obesas. Segundo dados internacionais citados pela Sociedade Portuguesa de Alergologia, a asma é uma das doenças crônicas mais frequentes e afeta 150 milhões de pessoas.

Fonte: Agência Lusa

Colunistas