Notícias Dicas


Obesas Têm mais Bebês com Problemas Cardíacos

Obesas Têm mais Bebês com Problemas Cardíacos

Obesas Têm mais Bebês com Problemas Cardíacos
Por Beth Santos

Mulheres grávidas com excesso de peso ou obesas têm 18% mais chances de ter um bebê com problemas cardíacos congênitos, se comparadas a mulheres com peso normal. Esta foi a conclusão de estudo realizado pelo Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos EUA, publicado pelo American Journal of Obstetrics and Ginecology.

Os pesquisadores do CDC estudaram os dados de 6.440 bebês com problemas cardíacos congênitos e 5.673 que não apresentavam este quadro. Dos 25 tipos de problemas cardíacos analisados, 10 estavam associados com a obesidade das mães e cinco com o sobrepeso. Foram excluídas da pesquisa as mães com diabetes tipos 1 e 2, por serem fator de risco para problemas cardíacos.

O diretor do Centro Nacional sobre Defeitos de Nascimento e Problemas de Desenvolvimento do CDC norte-americano, Edwin Trevathan, afirmou que os defeitos cardíacos congênitos “estão entre os problemas de nascimento mais comuns e, entre todos estes, são a principal causa de doenças, morte e gastos médicos”.

Colunistas