Notícias Dicas


O que É Verdade Sobre Dietas?

O que É Verdade Sobre Dietas?

O que É Verdade Sobre Dietas?
14 de Agosto de 2009    

A conferência 3 do XIII CBOSM, intitulada “O que é verdade sobre dietas para perder peso?”, proferida na tarde de sexta-feira pelo diretor do Center for Human Nutrition e Professor de Pediatria e Medicina da Universidade do Colorado, EUA, James Hill, iniciou-se chamando atenção para o fato de que os índices de obesidade estão aumentando globalmente, e para a necessidade de se desenvolver medidas preventivas e intervenções com urgência para o tratamento da doença.
   
O Dr. Hill destacou que, apesar de a obesidade poder ser tratada com dietas hipocalóricas, existe uma grande discussão em torno da melhor composição dessas dietas. As mais populares - tais como a de Atkins (de baixa caloria), a de Ornish (de baixo índice de gordura) e a Zone diet -  ainda não foram estudadas.

   
O objetivo de sua apresentação foi revisar a evidência da eficácia de dietas para perder peso, que diferem na composição de macronutrientes. O especialista também apresentou alguns experimentos randomizados, que comparam perda de peso a curto e a longo prazos com diferentes tipos de dietas. O Dr. Hill discutiu o impacto dessas dietas em fatores de risco para doenças crônicas, as diferenças entre perda de peso e a manutenção da perda de peso, além do impacto das diferentes dietas na manutenção da perda de peso. Todas as dietas hipocalóricas produzem perda de peso, segundo ele.

   
Entretanto, o Dr. James Hill chamou atenção para alguns dados que mostram que dietas de baixa caloria podem produzir uma perda de peso maior quando comparadas às dietas de pouca gordura, a curto prazo e sob determinadas circunstâncias. Entretanto, o impacto a longo prazo de dietas distintas parece diferir dos efeitos a curto prazo.

   
Novas pesquisas sugerem que quando a intensidade da intervenção do comportamento é alta, quase nenhuma diferença é percebida entre dietas hipocalóricas com macro-nutrientes diferentes.

  

Clique aqui para ver todas as notícias.

Colunistas