Notícias Dicas


O Limite de Exercício para Diminuir Riscos da Obesidade

O Limite de Exercício para Diminuir Riscos da Obesidade

Praticar 15 minutos de exercício moderado por dia diminui em 50% o risco de uma criança se tornar obesa. Esse foi o limite encontrado por um grupo de pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra. Mudar pequenos hábitos do dia-a-dia, como caminhar até a escola ao invés de ir de carro, pode ter resultados consideráveis, segundo a pesquisa. Procurar saber qual o papel que a atividade física exerce na luta para prevenir a obesidade foi o objetivo do trabalho que acaba de ser publicado na revista científica “PloS Medicine”

Para a pesquisa, intitulada Children of the 90´s, foram monitoradas 5.500 crianças na faixa de 12 anos, medindo seus níveis de atividade 10 horas por dia. O número de crianças analisadas somado ao equipamento de alta tecnologia utilizado chama a atenção para o trabalho, pois apresenta resultados mais precisos, nunca antes alcançados.

O projeto Children of the 90´s tem por objetivo entender de que maneira o ambiente físico e social interage com a hereditariedade, afetando a saúde da criança, seu comportamento e desenvolvimento. Das crianças analisadas, 10% foram consideradas obesas.

Um fato curioso detectado foi que a relação “maior massa de gordura/menor atividade física” é mais expressiva nos meninos. Essa diferenciação entre os níveis de atividade física e obesidade em meninos e meninas pode ocorrer pelo fato de a atividade física ter um efeito mais forte no apetite e saciedade dos meninos, ou pelas meninas fazerem uso de uma dieta restrita para regular seu peso.

 

Colunistas