Notícias Dicas


Novidade na Internet Auxilia no Controle da Saúde

Novidade na Internet Auxilia no Controle da Saúde

Por Flavia Garcia Reis
21 de maio de 2008.

Lançada a versão beta (em teste) de um novo serviço na internet: o Google Healh. A ferramenta é disponibilizada, por enquanto, apenas em inglês. Para ter acesso é preciso ter uma conta de cadastro no Google. Após concordar com a política de uso a pessoa poderá acessar todos os itens do Google Health.

Esta ferramenta funciona como um prontuário eletrônico online, estando disponível em qualquer local (com internet e mediante login). No espaço, a pessoa pode preencher seus dados pessoais, condições de saúde, medicamentos utilizados, alergias, resultados de exames, cirurgias, etc. O site possui uma extensa listagem de medicamentos, serviços de saúde e informações. É possível, ainda, localizar um médico, por sua especialidade ou localidade, incluindo profissionais e hospitais brasileiros, mesmo sendo um site todo em inglês. Seu banco de dados está diretamente ligado às informações do Google, maior serviço de busca do mundo, sendo o mais utilizado.

Médicos e outros profissionais de saúde podem ajudar, incluindo novos medicamentos e funcionalidades. O Google Health organiza as informações sobre a sua saúde em um só lugar: a pessoa pode reunir seus registros médicos, hospitais, consultórios e farmácias que freqüenta, além de estar sempre informado sobre suas questões de saúde. Apenas o titular pode visualizar e alterar seu perfil, porém poderá compartilhar as informações com seu médico ou outra pessoa de interesse, desde que ela também tenha cadastro com o Google. Assim, poderá atualizar o seu médico sobre a sua saúde, mesmo sem ir ao consultório.

De acordo com a Política de Privacidade e Uso do Site, é possível apagar e editar, a qualquer momento, as suas informações. E, ainda, que "o Google irá utilizar dados agregados para publicar a tendência estatística e associações", em pesquisas, respeitando a privacidade de cada um, apenas com apresentação de números e porcentagens.

Ao compartilhar as informações a pessoa terá a sua disposição a informação de quando e quantas vezes o seu perfil foi acessado, e por quem. Com esta mesma ferramenta é possível importar dados de outros sites, incluindo resultados de estudos sobre assuntos de seu interesse.

Para conhecer esta novidade digital visite:
http://www.google.com/health  

 

Colunistas