Notícias Dicas


Mudança de Hábitos Infantis

Mudança de Hábitos Infantis

Elis Galvão
30 de agosto de 2007

O Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília (Caoim), SP, formou as primeiras quatro turmas de crianças que passaram por um processo de reeducação alimentar. Uma parte parou o tratamento em julho e o restante finalizou as visitas semanais no final de agosto. Todas perderam peso e tiveram fatores de risco reduzidos.

A “formatura”, segundo o Caoim, significa que as crianças já deram os passos mais importantes com apoio e orientação. A partir daí, elas têm bases mais sólidas para selecionar o que consomem em termos de alimentação.

O atendimento consistiu em visitas semanais ao Caoim durante um ano. Foram desenvolvidas com as crianças atividades teóricas e práticas, com exercícios físicos. O trabalho foi feito de forma lúdica por enfermeiras, dentistas, agentes comunitários, nutricionistas, psicólogas, educadores físicos, fisioterapeuta e o pediatra que coordena o programa.

As 75 crianças formadas perderam peso e apresentaram redução nos fatores de risco como triglicérides, glicemia, colesterol e pressão arterial. Elas atingiram índices considerados normais. Além disso, aprenderam a importância de se alimentar corretamente e de combater o sedentarismo.

Outro ponto do projeto foi incluir a família. Enquanto as crianças se divertem praticando exercícios e aprendendo a comer bem, os pais ou responsáveis se reúnem com os profissionais para entenderem qual o seu papel nesse processo.

Fonte: Jornal da Manhã

 

Colunistas