Notícias Dicas


Morar Perto de Áreas Verdes Ajuda a Prevenir Obesidade

Morar Perto de Áreas Verdes Ajuda a Prevenir Obesidade

Por Sandra Malafaia
12 de dezembro de 2008

Que estar em contato com a natureza, respirando ar puro, faz bem aos pulmões, todo mundo já sabe. Mas, segundo estudo que acaba de ser publicado no American Journal of Preventive Medicine, o benefício à saúde pode ir além: evitar a obesidade infantil.

Realizada por cientistas da Escola de Saúde Pública e Medicina Comunitária da Universidade de Washington (EUA), a pesquisa acompanhou, durante dois anos, 3.831 crianças e jovens, com idades entre 3 e 16 anos.

A primeira intenção era precisar o aumento de massa corporal nas crianças que morassem em regiões mais populosas. No entanto, o levantamento apontou em outra direção, mostrando que aquelas que viviam perto de áreas verdes ganhavam menos peso do que as que não eram rodeadas por jardins ou árvores.

A constatação foi realizada a partir de imagens de satélite, que permitiram verificar a quantidade de área verde ao redor dos endereços. Os estudiosos argumentaram que, com espaço verde, as crianças saem mais para brincar e se exercitar fora de casa.
Assim, os resultados da aferição do Índice de Massa Corporal em crianças e jovens que vivem perto de locais arborizados foram menores do que os das que não residem perto de áreas verdes.

Para os cientistas, essas conclusões podem ajudar a definir políticas públicas contra a obesidade infantil, através de estratégias ambientais.

Colunistas