Notícias Dicas


México Pode Ter 90% de Sua População Obesa em 10 Anos

México Pode Ter 90% de Sua População Obesa em 10 Anos

Bárbara Bezerra
25 de janeiro de 2008

O primeiro lugar como o país de maior número de obesos no mundo, definitivamente, é um título que os mexicanos não terão orgulho em ganhar. No entanto, o Instituto Mexicano de la Seguridad Social (IMSS) afirma que 90% da população do país terá sobrepeso ou estará obesa até 2018, caso medidas preventivas não sejam tomadas pelo Governo.

Hoje em dia, o México ocupa o segundo lugar em sobrepeso no ranking da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com dados oficiais do Instituto Nacional de Salud Pública, quase 70% dos mexicanos - perto de 70 milhões de habitantes - têm problemas com o gerenciamento do peso. Desse total, 40% são obesos.

A especialista em nutrição, Dra. Maria del Carmen Galván Rodriguez, da Unidade Médica de Alta Especialidade (UMAE), assegurou que o México passa por uma situação alarmante devido à deficiência de nutrição e ao sedentarismo, que afetam todas as idades.

“Estamos passando por uma transição alimentar, donde estamos trocando nossos hábitos alimentares, deixando de lado a dieta tradicional e dando mais ênfase à ‘dieta do fast food”, afirma a nutróloga Georgina Nanclares Delgado, do Centro de Nutrición y Dietética da UMAE.

Colunistas