Notícias Dicas


Mercado de Trabalho Discrimina Pessoas com Obesidade

Mercado de Trabalho Discrimina Pessoas com Obesidade

Aristeu Araújo
17de Junho de 2008

Pesquisas internacionais mostram que a obesidade gera empecilhos no mercado de trabalho. De acordo com o Dr. Márcio Mancini, presidente da ABESO, quanto maior é o grau de obesidade, maior é a dificuldade de conseguir um emprego. Além disso, as pesquisas indicam que os salários também são menores do que os destinados às pessoas magras.

Outro dado apresentado pelo Dr. Mancini mostra que os trabalhadores que ocupam cargos mais baixos são, em geral, mais obesos, algo provavelmente relacionado à falta de acesso à informação. “De fato, a obesidade está aumentando mais nas classes sócio-econômicas menos privilegiadas e está tendendo a estabilizar ou reduzir nas classes mais altas”, avaliou.

O maior problema, entretanto, é que as pesquisas mostram discriminação do mercado de trabalho. Para o Dr. Mancini, as empresas tendem a ver os obesos como menos capazes, com menos força de vontade, mais preguiçosos e com um rendimento menor. O fato é que trabalhadores obesos, de acordo com estudos norte-americanos, precisam faltar mais ao trabalho por causa de problemas de saúde.

Para o Dr. Mancini, embora a discriminação não seja aceitável, é importante que a sociedade invista em prevenção, trabalhando pela saúde da população.

 

Colunistas