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Manter Horário das Refeições Ajuda a Combater Obesidade

Manter Horário das Refeições Ajuda a Combater Obesidade

Manter Horário das Refeições Ajuda a Combater Obesidade

Se você está de dieta para emagrecer, fique atento não só à alimentação, mas também ao horário das refeições. É o que afirma estudo, divulgado recentemente, na revista científica
Cell Metabolism.

Segundo o autor da pesquisa, Satchidananda Panda, do Instituto Salk de Estudos Biológicos, na Califórnia, nos Estados Unidos, existe uma incompatibilidade entre o relógio biológico e horário desregrado da alimentação. “Cada órgão tem um relógio. Isto é, há momentos que órgãos como fígado e intestino têm picos de eficiência e depois ficam mais lentos”, afirma Panda.

Chamada de ciclos metabólicos, essas oscilações são fundamentais para os processos da quebra de colesterol para produção de glicose, que são ativados ou desativados quando há ingestão de alimentos ou não. Assim, quando camundongos ou pessoas comem durante todo o dia e noite, os ciclos metabólicos podem se alterar.

Horários

Durante o estudo, foram separados dois grupos de camundongos. Um deles ingeria alimentos gordurosos por até oito horas ao dia. O outro fazia a mesma dieta sem restrição de horário. Os pesquisadores perceberam que os primeiros corriam menos risco de obesidade e de doenças metabólicas.

Assim, verificou-se que os camundongos que comiam uma dieta rica em gordura, em tempo restrito, apresentaram melhoras no ritmo fisiológico, ganharam menos peso e sofreram menos danos no fígado do que os que comiam o dia todo.

Dessa forma, chegou-se à conclusão de que, quando se come aleatoriamente, os genes não estão totalmente ativados ou não desligam completamente.

O princípio é o mesmo com o sono e a vigília. Se a pessoa não dorme bem à noite, não está completamente acordada durante o dia. Consequentemente, trabalha de forma menos eficiente.

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