Notícias Dicas


Mais de 50% de homens e mulheres brasileiros são sedentários

Mais de 50% de homens e mulheres brasileiros são sedentários

Por Beth Santos

Embora a boa forma seja uma espécie de obsessão nacional, principalmente entre as mulheres, duas pesquisas recentemente divulgadas mostram um quadro conflitante com esta máxima. Nelas, conclui-se que apenas cerca de 31% das mulheres praticam atividade física. Entre os homens, em torno de 48% seriam fisicamente ativos.

Os números acima apareceram na pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), cujo objetivo era traçar um perfil dos obesos. Foram feitas 4.223 entrevistas, nas cinco regiões do país.

O segundo estudo, conduzido por um plano de saúde, que ouviu 29.085 associados de 12 estados brasileiros, chegou a números semelhantes: cerca de cerca de 28% das mulheres seriam ativas, índice que chega a 42% entre os homens. A pesquisa revelou ainda que 51% das brasileiras teriam sobrepeso – o que, a médio prazo, pode levar à obesidade.

Os especialistas no assunto lembram que o sedentarismo está ligado ao estilo de vida contemporâneo, marcado pela dupla jornada de trabalho e o predomínio de atividades que não exigem esforço físico – como o uso do controle remoto, o lazer diante da TV, uso excessivo do carro e do computador etc. Sem falar no telefone sem fio, na direção hidráulica e outras comodidades.

Para prevenir doenças cardiovasculares, obesidade, síndrome metabólica, diabetes etc, os especialistas recomendam a prática de, pelo menos, 30 minutos de atividade física, cinco vezes por semana. Sob supervisão médica, alertam.

Colunistas