Notícias Dicas


Mães Obesas Têm Maior Chance de Problemas na Hora do Parto

Mães Obesas Têm Maior Chance de Problemas na Hora do Parto

Por Sandra Malafaia
25 de abril de 2008

Já é sabido que estar acima do peso pode trazer vários problemas, tanto para homens quanto para mulheres. Para estas últimas, no entanto, acaba de surgir outra evidência contra os quilos a mais: quando engravidam, correm risco maior de ter um trabalho de parto demorado, o que acarreta perigo para o bebê, aumentando a necessidade de uma cesariana.

A constatação surgiu após uma pesquisa, realizada na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, onde os cientistas acompanharam a primeira gravidez de cerca de 600 mães. O resultado demonstrou que o trabalho de parto das mulheres obesas dura, em média, 30% a mais do que o das que têm peso normal.

Segundo os especialistas, a gravidez de uma mulher com excesso de peso não só aumenta os problemas típicos dessa condição, mas acarreta maior chance de ocorrer doenças, como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia.

Assim, o conselho dos médicos para mulheres em idade fértil, que pretendam engravidar e estejam acima do peso, é de que procurem orientação especializada para emagrecer.

 

Colunistas