Notícias Dicas


Lidar Melhor com o Próprio Visual Auxilia Emagrecimento

Lidar Melhor com o Próprio Visual Auxilia Emagrecimento

Lidar Melhor com o Próprio Visual Auxilia Emagrecimento

Pesquisa, publicada no Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, indica que melhorar a própria imagem auxilia no emagrecimento de pessoas com excesso de peso. O estudo foi realizado em conjunto pela Universidade Técnica de Lisboa (Portugal) e a Universidade de Bangor, no Reino Unido.

O resultado da pesquisa, realizada com 239 mulheres ao longo de um ano, mostrou que as que lidam melhor com o visual do seu corpo tendem a perder mais 5% de peso após um programa que inclua dieta e exercício físico.

O grupo de mulheres foi dividido em dois: a primeira metade recebeu informações gerais sobre saúde, boa alimentação, moderação do stress, além de outras formas de cuidados. A segunda participou de 30 sessões semanais de uma intervenção em grupo, em que foram discutidas questões como atividade física, transtornos alimentares, imagem corporal e barreiras pessoais para a perda de peso.

A conclusão foi a de que a maneira como as mulheres do grupo de intervenção pensavam sobre o próprio corpo havia melhorado, reduzindo-se as preocupações com a forma e o tamanho do mesmo.

Comparando-se os dois grupos de mulheres, verificou-se que as que estavam na segunda metade mostraram-se mais capazes de regularem a alimentação, conseguindo perder cerca de 7% a mais de peso. Já as mulheres da primeira metade perderam menos que 2% do peso inicial.

Segundo Pedro Teixeira, coordenador do estudo e pesquisador da Faculdade Técnica de Lisboa, intervenções no sentido de melhorar a imagem que os obesos fazem sobre si são mais eficazes na perda e controle de peso do que programas focados somente em dietas e exercícios.

Leia Mais:
Mais um Fator de Risco

Colunistas