Notícias Dicas


Lanche Saudável para Prevenir Obesidade

Lanche Saudável para Prevenir Obesidade

Lanche Saudável para Prevenir Obesidade

Com a volta às aulas, o Ministério da Saúde (MS) orienta a população sobre o que colocar na lancheira escolar dos pequenos. Segundo Patrícia Jaime, coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do MS, a seleção dos alimentos deve agradar às crianças, mas precisa ter valor nutritivo e não trazer calorias em excesso para evitar doenças crônicas, como obesidade, diabetes e hipertensão.

A coordenadora explica que o lanche ideal é aquele em que não entra refrigerantes e bebidas açucaradas, como sucos industrializados; biscoitos e salgadinhos.

Mesmo assim, para os que usarem alimentos industrializados, Patrícia ressalta a importância de se ler as informações nos rótulos, como a quantidade de gorduras, açúcar e sódio, por exemplo.

Acima do Peso

Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2008-2009, do IBGE, revelam que uma em cada três crianças com idade entre cinco e nove anos e um em cada cinco adolescentes está com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, pesquisa do MS, realizada entre adolescentes de 9ª série do ensino fundamental nas 27 capitais do país, mostrou que o sobrepeso atingiu 16% dos alunos e a prevalência de obesidade foi de 7,2% para o conjunto das capitais.

Outra importante recomendação da coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do MS é para que os pais fiquem atentos ao que os filhos compram nas cantinas escolares, onde, geralmente, há pouca oferta de alternativas saudáveis, como frutas e sucos naturais.

Ressaltando que a escola é também fundamental para a formação de hábitos alimentares, Patrícia afirma que um dos temas prioritários em 2012 para o governo federal será a prevenção da obesidade na infância e na adolescência.

Um dos meios para a prevenção da obesidade é o Programa Saúde na Escola, desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e Educação, desde 2007, com o objetivo de prevenir e promover a saúde dos alunos de 5 a 19 anos.

Saiba mais sobre nutrientes e grupos de alimentos, consultando o Guia Alimentar para a População Brasileira: www.saude.gov.br/nutricao.

Leia Mais:
Obesidade É Tema Principal da Semana Saúde na Escola
Câmara Obriga Alimentação Saudável nas Escolas
Para uma Alimentação Saudável na Merenda Escolar

Colunistas