20 de agosto de 2008
  • compartilhar:

Jovens Substituem o Leite por Refrigerantes

Por Beth P. Santos
20 de agosto de 2008


A julgar pelos resultados de pesquisa com 1423 alunos da quarta série das escolas públicas de Niterói, RJ, os jovens estão trocando o consumo de leite pelo de refrigerantes. Em conseqüência, revelou-se um índice elevado de sobrepeso e obesidade na população estudada.

O estudo “Consumo de refrigerantes, sucos e leite e IMC em escolares de Niterói” – dissertação de mestrado da pesquisadora Fernanda Nogueira –analisou o que os jovens costumam beber e com que freqüência. Os resultados foram relacionados com os índices de massa corporal dos alunos.

Mais de 60% dos adolescentes avaliados, através de questionários elaborados por nutricionistas, afirmaram consumir refrigerantes, sucos e guaraná natural até seis vezes por semana. O leite, no entanto, é utilizado por menos da metade da população pesquisada. A ingestão recomendada nesta faixa etária é de três porções de leite e seus derivados por dia.

A pesquisadora Fernanda Nogueira explica que os refrigerantes, como outras bebidas açucaradas, contêm carboidratos simples, que contribuem para a obesidade. O aumento de seu consumo, portanto, estaria ligado a uma predisposição à doença. Como fator agravante, há o fato de que, uma vez adquirida na adolescência, a obesidade tende a se estender à idade adulta.


 

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO