Notícias Dicas


Inédito: Brasileiro É Eleito Presidente da IASO

Inédito: Brasileiro É Eleito Presidente da IASO

Inédito: Brasileiro É Eleito Presidente da IASO
Por Beth Santos

O endocrinologista carioca Walmir Coutinho acaba de ser eleito presidente da International Association for the  Study of Obesity (IASO), durante o XI Congresso Internacional de Obesidade (ICO), realizado na Suécia de 11 a 15 de julho. O especialista é ex-presidente da ABESO (afiliada à IASO) e da FLASO (Federation of Latin American Societies of Obesity).

Na história da entidade, fundada na Inglaterra em 1966, essa foi a primeira eleição de um representante brasileiro. A posse só ocorrerá durante o XII ICO, marcado para março de 2014, em Kuala Lampur, Malásia. Até lá, Dr. Walmir Coutinho permanece como presidente eleito.

Expectativa e Reconhecimento
O especialista afirmou que assumir a presidência da IASO é um dos maiores desafios de sua carreira. “Além da responsabilidade do cargo, existe muita expectativa pelo fato de, pela primeira vez, desde que foi criada a entidade, se elege um presidente de fora da Europa e América do Norte”.

Ele vê “por trás dessa eleição um reconhecimento ao avanço que teve o estudo da obesidade na América Latina e uma clara manifestação da IASO de que está comprometida com uma expansão acelerada do seu alcance global. Agradeço a todos os que têm me apoiado ao longo dos anos e espero corresponder à confiança que foi em mim depositada”, disse.

O nome do brasileiro Walmir Coutinho passou pelas etapas regulamentares da IASO. Primeiro a associação cria, meses antes do ICO, um Comitê Nominativo que recebe sugestões de candidaturas. Entre os quatro indicados estava seu nome, escolhido pelos membros deste Comitê e anunciado no último dia 13 de julho, durante a Assembléia Geral da entidade.

Colunistas