Notícias Dicas


Idosos Obesos Têm mais Riscos de Quedas

Idosos Obesos Têm mais Riscos de Quedas

Idosos Obesos Têm mais Riscos de Quedas
Por Beth Santos

O desequilíbrio postural causado pelo sobrepeso ou pela obesidade foi apontado como uma das causas de quedas durante as atividades diárias da população idosa, segundo pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP.

O estudo mostrou que o excesso de peso leva a uma menor amplitude de movimento nos idosos, o que os torna mais rígidos. Para restabelecer o equilíbrio é necessário um maior torque (ou capacidade de girar) na articulação do tornozelo, devido ao acúmulo de gordura no abdômen.

I
sso explica porque os idosos obesos possuem elevados riscos de quedas nas atividades diárias: eles necessitam girar rapidamente - e empregando mais força - o torque no tornozelo, para manter o centro da massa corporal
dentro da base de suporte.

Aumento nas Chances de Queda
O educador físico José Ailton O. Carneiro, responsável pelo trabalho, explica que “o excesso de peso modifica a geometria do corpo, aumentando a massa dos diferentes segmentos e impõe limitações funcionais relacionadas com a biomecânica de atividades da vida diária”.

Segundo o pesquisador, “uma dessas limitações está relacionada ao controle de equilíbrio postural. Também há evidências sugerindo que o aumento da massa gorda do corpo diminui a estabilidade postural e aumenta as chances de queda, especialmente com a baixa massa muscular”.

A pesquisa aplicou o Teste Clínico Modificado de Integração Sensorial e Equilíbrio em 46 voluntárias saudáveis, divididas em três grupos: 15 idosas com peso normal, de 18 a 35 anos; mais 15 idosas com peso normal e 15 obesas, entre 65 e 75 anos. Observou-se uma menor amplitude de oscilação postural nas idosas obesas, com maiores evidências em condições sensoriais reduzidas. Ou seja, quando transferidas de uma superfície estável (plataforma de madeira) para outra instável (plataforma de espuma), o grupo das idosas obesas apresentou postura mais rígida.

Fonte: Agência USP

Colunistas