Notícias Dicas


Idosos Obesos se Beneficiam mais com Dieta e Atividade Física Combinados

Idosos Obesos se Beneficiam mais com Dieta e Atividade Física Combinados

Idosos Obesos se Beneficiam mais com Dieta e Atividade Física Combinados
Dra. Maria Edna Melo – responsável científica do site ABESO

Na edição de 31 de março de 2011, o New England Journal of Medicine publica estudo americano realizado pela Universidade de Washington em 107 idosos obesos com idade entre 65 e 85 anos. A pesquisa, que durou um ano, comparou quatro grupos: dieta isolada, atividade física isolada, dieta associada à atividade física e um grupo controle. Os indivíduos que apresentaram melhor desempenho físico foram aqueles que fizeram dieta associada à atividade física, seguidos pelo grupo que realizou apenas atividade física e, depois, os que realizaram apenas dieta.

O aumento em relação ao início do estudo foi de 21%, 15% e 12%, respectivamente. Os indivíduos do grupo dieta e atividade também apresentaram resultados mais positivos em relação à massa óssea e à massa magra corporal. Foram avaliadas variações no desempenho físico, perda de peso, quantidade de massa magra corporal e densidade mineral óssea. 

Com relação à perda de peso, os idosos que fizeram apenas dieta foram os que mais emagreceram, perdendo 10% do peso inicial. Os que fizeram dieta e atividade física associada perderam 9% do peso inicial, já os que fizeram apenas atividade física e o grupo controle não perderam peso. 

Os autores concluem que a combinação de dieta e atividade física é melhor que qualquer uma das medidas isoladas em idosos obesos.  Apesar de essa conclusão ser esperada, o estudo, muito bem planejado, apresenta resultados das intervenções em dados numéricos numa população de obesos não tão bem estudada.

Fonte: Villareal et al. N Engl J Med 2011; 364:1218-1229

Colunistas