Notícias Dicas


Hormônio que Emagrece como Exercício Físico É Descoberto

Hormônio que Emagrece como Exercício Físico É Descoberto

Hormônio que Emagrece como Exercício Físico É Descoberto 

Que a atividade física ajuda no combate à obesidade todos já sabem. A novidade é a descoberta de um hormônio capaz de imitar o efeito emagrecedor dos exercícios.
Batizado de “irisin”, ele é idêntico em camundongos e humanos e promove uma espécie de energia que queima gordura.

A nova possível promessa para a redução de peso corporal é fruto de uma pesquisa, realizada no Instituto do Câncer Dana Farber, em Boston, nos Estados Unidos, e publicada na Nature International Weekly Journal of Science, este mês.

De acordo com Pontus Bostrom, autor do estudo, o irisin foi encontrado a partir da análise das funções da proteína PGC-alpha, relacionada aos benefícios da atividade física, que traz uma mensagem do músculo para o tecido adiposo.

O tecido adiposo, como já se sabe, é constituído por dois tipos de gordura: a branca, cuja função é acumular energia no corpo; e a marrom, que ajuda na queima de calorias ao gerar calor corporal.

Gordura Bege

Sendo assim, os cientistas injetaram o novo hormônio nas células de gordura branca dos camundongos. Estas, por sua vez, mudaram de cor, tornando-se bege, quase marrom.

Os ratos alimentados com uma dieta rica em gordura e que receberam o novo hormônio gastaram mais energia e apresentaram menor peso em comparação aos que ganharam o placebo.

Segundo afirmou Jan Nedergaard - pesquisador de efeitos da gordura marrom, no Instituto Wenner-Gren, da Universidade de Estocolmo (Suécia) - o irisin “pode ser interessante para todas as questões relacionadas à obesidade”.

Leia Mais:

Restrição Calórica ou Exercício 

Colunistas