Notícias Dicas


Homens Também Sofrem de Anorexia e Bulimia

Homens Também Sofrem de Anorexia e Bulimia

Homens Também Sofrem de Anorexia e Bulimia

Muito se fala em transtornos alimentares e da obsessão pela magreza entre as mulheres. No entanto, o problema também acomete o sexo masculino. Um novo estudo, de autoria de Bianca de Vasconcellos Sophia, analisa a ação e os efeitos da bulimia e da anorexia em homens.

Bianca, que trabalha na área de ciências sociais, baseou seus estudos em pesquisas realizadas na Internet, utilizando as redes sociais como principal fonte e meio de contato com pessoas que sofrem de bulimia e anorexia.

O MSN e o site de relacionamento Orkut – onde se detecta a presença de diversos grupos defensores da anorexia e da bulimia como estilo de vida - foram focos da análise, que resultou na tese de mestrado “Quando a magreza torna-se um ideal masculino: um estudo sócio-antropológico sobre a anorexia e a bulimia em homens”, realizada no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em 2011.

Por mais estranho que possa parecer, esses grupos se orgulham tanto de seus distúrbios alimentares que são intitulados como Pró-Ana e Pró-Mia.

De acordo com Bianca, até a década de 80, especialistas acreditavam que esse problema estava ligado exclusivamente a mulheres. Contudo, estudos desenvolvidos demonstram que essa doença também afeta indivíduos do sexo masculino, refletindo-se em seu comportamento alimentar, na prática de exercícios e na adesão de dietas rigorosas.

Bianca conta que, por também ser magra, embora não tenha transtorno alimentar, muitos até acharam que seu interesse pelo tema tinha a ver com algo que ela própria vivia – o que não é verdade.

A íntegra do estudo pode ser lida aqui 
.

Leia Mais:
De Mãe para Filha
Reino Unido Quer que Escolas Ensinem Autoestima aos Alunos

Colunistas