Notícias Dicas


Harvard Promove Livre Acesso a Artigos

Harvard Promove Livre Acesso a Artigos

Por Beth Santos
21 de fevereiro de 2008

Em apoio ao livre acesso a publicações científicas e tecnológicas, a Faculdade de Artes e Ciências (FAS, na sigla em inglês), da Universidade Harvard, nos EUA, decidiu tornar públicos os artigos publicados, de 12 de fevereiro em diante, por seus pesquisadores. Ainda não há data prevista para o lançamento do serviço.

A universidade abrigará os artigos de seus pesquisadores em uma base de dados que estará disponível gratuitamente a todos que tenham acesso à internet. Os trabalhos também serão acessados por meio de ferramentas de busca como o Google Scholar.

Stuart Shieber, professor da FAS, comenta que trata-se de um passo muito importante para pesquisadores em geral e “deve servir como mensagem para a comunidade acadêmica, no sentido de que queremos e devemos ter maior controle sobre como nosso trabalho é usado e disseminado”.

Outro ponto a destacar, segundo Shieber, é o aumento no preço das revistas para “níveis tão astronômicos que muitas instituições e indivíduos têm cancelado suas assinaturas, o que contribui para diminuir a circulação dos resultados de pesquisas”.

Administrador acadêmico da universidade, Steven Hyman comenta que em Harvard “há uma responsabilidade essencial de distribuir o mais amplamente possível os frutos de nossas pesquisas”.

Segundo Hyman, a decisão da FAS “promoverá o acesso livre e aberto para pesquisas importantes. Trata-se de um primeiro passo para a criação de um ambiente de acesso aberto para pesquisas atuais que, um dia, poderá resultar na disseminação dos trabalhos conduzidos em todas as unidades de Harvard”, assinala.

Mais informações: www.fas.harvard.edu/home  

 

Colunistas