Notícias Dicas


Grão que Ajuda no Controle do Peso Chega ao Brasil

Grão que Ajuda no Controle do Peso Chega ao Brasil

Grão que Ajuda no Controle do Peso Chega ao Brasil

Um novo aliado ao controle de peso – um grão chamado Chia –chega ao Brasil, em outubro. Pesquisadores afirmam que o alimento é uma importante fonte de ácido graxo ômega 3, de origem vegetal, capaz de diminuir o risco deproblemas cardiovasculares que atuam sobre os níveis de colesterol,pressão alta, obesidade e diabetes.

De acordo com a nutricionista da Unidade de Doenças Cardiovasculares da Pontifícia Universidade Católica do Chile, Carolina Chica, pesquisadora do grão há quase dez anos, a Chia dispõe de uma grande quantidade de ômega 3, além de proteínas de alto valor biológico, fibras e antioxidantes, o que confere ao alimento um poderoso aliado no combate aos radicais livres.

E mais: a Chia tem ação anti-inflamatória e diversos estudos apontam a obesidade como doença inflamatória. Assim, o ômega 3 contido no alimento age diretamente nas células que aumentam de tamanho devido à inflamação.

Além disso, os defensores da Chia apostam no benefício da ação das fibras contidas no grão, uma vez que várias pesquisas mostram a ação das mesmas para o aumento da saciedade.

História

Segundo a nutricionista Carolina, a Chia era uma das principais fontes de alimentação dos povos andinos da era pré-colombiana, com plantio desde 2600 a.C.

Como informa Carolina, o alimento era cultivado no México e na Guatemala e consumido principalmente pelos maias e astecas para aumentar a resistência física. No entanto, a Chia também estava atrelada a rituais sagrados e servia como oferenda aos deuses dessas civilizações. Isso fez com que despertasse a ira de espanhóis católicos, que viam a cerimônia como um ritual pagão.

Com isso, seu cultivo foi extinto por séculos e só foi retomado no início da década de 90 por um grupo de pesquisadores argentinos, em parceria com a Universidade do Arizona (EUA). Desde então, os cientistas têm se voltado para pesquisas com o grão.

Aparência

O grão de Chia se parece com o gergelim, mas com uma cor mais escura. Uma de suas vantagens é poder ser consumido em sua forma natural, sem precisar triturar para obter seus nutrientes, como exigem alguns outros grãos.

Pode ser consumido com cereais matinais, sopas, saladas, iogurtes, sucos, vitaminas, frutas etc. Também se usa na preparação de bolos, pães e massas. A recomendação diária de sua ingestão é de uma colher de sopa, ou conforme indicação de  especialista.

Atualmente, a Chia pode ser encontrada na alimentação dos povos norte-americanos, canadenses, japoneses, australianos, mexicanos, chilenos e de grande parte da América Latina.

Leia Mais:
Refeições Ricas em Proteínas Aumentam Saciedade em Obesos

Colunistas