Notícias Dicas


Governo Lança Novo Portal de Saúde

Governo Lança Novo Portal de Saúde

Governo Lança Novo Portal de Saúde

Saúde Baseada em Evidências
é o nome do portal que acaba de ser lançado em uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação. A medida será útil para profissionais de todas as especialidades, incluindo os que trabalham com obesidade, transtornos alimentares, síndrome metabólica e cirurgia bariátrica.

A iniciativa, feita através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), coloca à disposição para consulta mais de 31 mil periódicos completos e de 200 mil trabalhos acadêmicos digitalizados, entre dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o objetivo é apostar nos profissionais e gestores que já atuam hoje para que tenham informações mais atualizadas e possam tomar decisões mais corretas.

Diagnóstico

Ele explica que o portal ajudará os profissionais a fecharem um diagnóstico mais rapidamente, além de poderem usar o Telesaúde (sistema do MS em médicos tiram dúvidas por telefone) a fim de pegarem uma segunda opinião.

De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, uma comissão formada por cientistas e especialistas apontou os periódicos que interessam aos profissionais para a melhora no atendimento.

Para a criação do portal e da compra do acervo digital de sete bancos (Rebrats, Embase, ProQuest Hospital Collection, Atheneu Livros Virtuais, Micromedex, Dynamed e Best Practice – British Medical Journal) foram investidos R$ 10 milhões.

Para que o médico acesse o portal é preciso o número de seu registro profissional (CRM) e uma senha. A expectativa é chegar a 1,8 milhões de profissionais cadastrados.

Leia Mais:
CNPq e Capes Abrem Edital para Financiar Publicações Científicas

Colunistas