Notícias Dicas


Governo Inicia Pesquisa sobre Merenda Escolar

Governo Inicia Pesquisa sobre Merenda Escolar

04 de abril de 2007.

O Governo Federal começou na segunda-feira, dia 2 de abril, o mapeamento da qualidade da merenda nas escolas brasileiras. A pesquisa, que será feita em todo o território nacional, também irá avaliar o estado nutricional dos alunos.

Durante os próximos meses, serão entrevistados cerca de 20 mil estudantes do ensino fundamental de 690 municípios brasileiros. A pesquisa será feita em aproximadamente mil escolas, nas quais os alunos serão pesados e medidos.

Também serão ouvidos merendeiras, professores e diretores de escolas. Ao todo, o custo será de R$ 3 milhões.

A pesquisa fará uma análise dos cardápios para saber se será necessária uma adequação no consumo dos produtos em relação às necessidades nutricionais para um crescimento saudável.

Preocupações

Preocupados com a obesidade infantil, diversos estados já implementaram regras nas quais as cantinas de escolas são obrigadas a suspenderem a venda de alimentos não saudáveis. No momento, está em discussão no Senado, um projeto de lei que pretende estender essas normas a todo o território nacional.

A Abeso tem se dedicado ao tema, promovendo debates e publicando pesquisas que se debruçam sobre a questão da obesidade infantil. A Revista Abeso nº 21 trouxe um artigo que analisa a questão e orienta a melhor forma de avaliar e tratar as crianças e adolescentes com sobrepeso. O artigo ressalta que não existem números nacionais sobre o problema, embora tenham sido desenvolvidos alguns estudos pontuais.

Leia o artigo Crianças e Adolescentes Obesos: Como Avaliar e Tratar?

 

Colunistas