Notícias Dicas


Governo dos EUA na Luta Contra a Obesidade

Governo dos EUA na Luta Contra a Obesidade

Governo dos EUA na Luta Contra a Obesidade
Por Beth Santos

Preferir alimentos com pouco sódio, consumir frutas e verduras diariamente e trocar os refrigerantes pela água são algumas das 23 recomendações à população divulgadas pelo governo de Barack Obama, na tentativa de reduzir os altos índices de obesidade de adultos e crianças nos EUA.

As novas diretrizes, divulgadas neste início de semana, sugerem ainda que os norte-americanos evitem as porções gigantescas de alimentos – marca registrada dos fast-food naquele país -, comam alimentos menos gordurosos e passem a preferir os grãos integrais. Uma dura tarefa no território da junk-food, sem dúvida.

“A verdade’, disse o Secretário de Agricultura Tom Vilsack, “é que os americanos estão gordos demais”, o que as estatísticas confirmam: um terço das crianças e dois terços dos adultos nos EUA estão acima do peso considerado adequado. O Secretário Vilsack acredita que “as novas diretrizes vão ajudar o país a encarar de frente o problema da obesidade. As recomendações vão ajudar as pessoas a fazerem escolhas mais saudáveis no dia a dia, e também incentivar a prática de exercícios físicos”.

Criadas após uma revisão de diversos estudos publicados nos últimos anos, as diretrizes agora divulgadas surgem na esteira de uma séria de iniciativas da primeira-dama, Michelle Obama, contra a obesidade infantil. Juntos, eles já são responsáveis pela maior ofensiva contra o excesso de peso desencadeada por um governo nos EUA. Que já começou, sem dúvida, a dar frutos. Há poucos dias, por exemplo, supermercados, padarias e fabricantes de alimentos assumiram o compromisso de fornecer as informações nutricionais dos alimentos.

Leia Mais
Lei Proíbe Oferta de Brinquedos na Compra de Alimentos Calóricos
Obesidade Precoce

Colunistas