Notícias Dicas


Gordura ruim pode virar boa

Gordura ruim pode virar boa

Gordura ruim pode virar boa

Um mecanismo biológico capaz de transformar gordura ruim em boa poderá auxiliar no desenvolvimento de novas estratégias para o tratamento da obesidade. A descoberta foi feita por um grupo de cientistas do Centro Médico da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, e publicada na revista Cell Metabolism deste mês de setembro.

Os cientistas explicaram que o ser humano tem dois tipos de tecido adiposo: o branco, cuja função é acumular energia e está mais presente em adultos; e o marrom, ligado à regulação da temperatura e abundante em recém-nascidos. Mas qual seria a diferença entre os dois?

Segundo os pesquisadores, a gordura branca tem a ver com a obesidade e a falta de exercícios. Essa gordura pode ser transformada em marrom (boa) através da ativação de uma enervação e de um caminho bioquímico, que tem início no hipotálamo (área do cérebro envolvida no balanço energético) e termina nas células adiposas brancas.

A descoberta foi identificada em estudo com camundongos. O primeiro grupo foi colocado em recipientes contendo rodas de girar, túneis, cabanas, brinquedos e vários outros elementos. Além disso, foram distribuídos alimentos e água em grande quantidade.

Já o segundo grupo, de controle, recebeu água e alimentos reduzidos, mas ficaram em local sem nenhum dispositivo onde pudessem praticar exercícios.

A transformação das gorduras foi observada no primeiro grupo, em que os animais, apesar de terem recebido mais quantidade de água e alimentos, estavam em um ambiente mais rico, com maior variedade de características e desafios físicos e sociais.

De acordo com Matthew During, professor de neurociência e um dos autores do estudo, a conclusão da pesquisa sugere o potencial de induzir a transformação de gordura branca em marrom a partir da modificação do estilo de vida ou pela ativação farmacológica desse caminho bioquímico.

O artigo White to Brown Fat Phenotypic Switch Induced by Genetic and Environmental Activation of a Hypothalamic-Adipocyte Axis (doi:10.1016/j.cmet.2011.06.02), de Mattew J. During e outros, pode ser lido aqui:
http://www.cell.com/cell-metabolism/abstract/S1550-4131(11)00307-X

Colunistas