Notícias Dicas


Fonte Segura para Informações sobre Obesidade

Fonte Segura para Informações sobre Obesidade

Fonte Segura para Informações sobre Obesidade
Por Beth Santos

O site da ABESO foi citado como “confiável”, para quem busca conhecimento sobre obesidade na internet, em reportagem publicada na Folha de S. Paulo do último dia 9. A notícia era sobre a tese de doutorado da farmacêutica Emília Vitória da Silva, defendida na Universidade de Brasília (UnB) em 2009, que concluiu que frequentemente “a internet oferece informações incorretas e incompletas sobre obesidade, especialmente sobre medicamentos usados para perder peso”.

A profissional citou ainda, positivamente, o site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, e defende a criação de um selo de qualidade para sites, a ser instituído por sociedades independentes, como forma de orientar os internautas.

A pesquisadora da UnB comentou, citando algumas conclusões de seu trabalho, que “faltam informações sobre reações adversas de remédios e citações da fonte utilizada, e sobra apelo comercial”. Sua tese analisou os 134 primeiros sites que aparecem na busca pelo tema do tratamento da obesidade, em dois conhecidos portais de busca na internet.

Na análise das páginas estudadas, Emília da Silva observou se alguns ítens importantes estavam presentes: identificação dos autores, da instituição responsável, data de elaboração do material e referências bibliográficas. Segundo sua avaliação, somente 39% dos sites citam nome dos autores, 69% indicam qual é a instituição responsável e apenas 14% trazem as referências bibliográficas.

Segundo a farmacêutica Emília Silva, mais de dois terços dos sites que enfocavam a questão do tratamento farmacológico da obesidade tinha características comerciais. “A obesidade é um assunto que está em evidência e muitas pessoas acabam lançando mão de terapias pouco convencionais e não seguras para emagrecer”.

Colunistas