Notícias Dicas


Fatia de panetone tem três vezes mais açúcar que o ideal para um lanche

Fatia de panetone tem três vezes mais açúcar que o ideal para um lanche

Por Sandra Narita
09 de dezembro de 2008

O panetone deve ser consumido com moderação e esporadicamente. Essa é a conclusão da Pro Teste – Associação de Consumidores entidade que avaliou 14 marcas do produto, em embalagens de 400 e 500 gramas. Segundo dados colhidos nos testes, em uma fatia de panetone o valor de açúcar é, em média, três vezes maior do que o recomendado para um lanche. Número que serve de alerta. Vale lembrar que o consumo excessivo de açúcar está associado ao risco de doenças como a obesidade.

A avaliação constatou, ainda, que uma pequena fatia de panetone (80 g) apresenta 271 kcal – equivalente a quase o total indicado para o lanche de um adulto, que deve ser de 300 kcal. Com base nesses dados, a Pro Teste verificou que o valor calórico do panetone está no limite recomendado para uma dieta saudável. A qualidade dos nutrientes, no entanto, deixa a desejar. Por essas razões, a entidade recomenda o consumo moderado do alimento.

Outro dado dos testes indicou presença de adoçante sem informação destacada na rotulagem. Além disso, foram detectadas, em algumas marcas, gordura trans, sacarina sódica e fibras com valor abaixo do recomendado. Apesar das ressalvas citadas, de modo geral o Pro Teste considerou que os produtos foram bem avaliados. As análises envolveram cinco parâmetros de avaliação: rotulagem, análises físico-químicas, microbiologia, macro e microscopia, além de análise sensorial.

Veja mais informações sobre o teste, no site: www.proteste.org.br 

Colunistas