Notícias Dicas


Expectativa de Vida É Menor em Pessoas com Obesidade

Expectativa de Vida É Menor em Pessoas com Obesidade

Por Flavia Garcia Reis
06 de maio de 2008.

Há alguns anos pesquisadores estão estudando a relação da obesidade com a expectativa de vida humana. Um trabalho publicado em abril, na revista PLoS Medicine (
http://medicine.plosjournals.org), mostra uma piora na expectativa de vida da população dos Estados Unidos, tanto para os homens (4%) quanto para as mulheres (19%).

A pesquisa analisou dados entre os anos de 1960 e 2000. Ela destaca que entre as mulheres a taxa de mortalidade aumentou muito devido a doenças crônicas relacionadas ao fumo, hipertensão e obesidade. Na década de 60 estes fatores atingiam um número bem menor de mulheres.

O artigo The Reversal of Fortunes: Trends in County Mortality and Cross-county Mortality Disparities in the United States é assinado por Majid Ezzati, professor da Escola de Harvard de Saúde Pública, e diversos outros cientistas de várias instituições dos Estados Unidos.

Para o professor Majid Ezzati, “as políticas de saúde dos Estados Unidos sempre consideraram as desigualdades toleráveis, desde que a saúde geral da população estivesse melhorando. Mas agora há evidências de que a saúde de grande parte da população do país tem piorado por cerca de duas décadas”.

Fonte: Agência Fapesp de Notícias

 

Colunistas