Notícias Dicas


Excesso de TV e Internet Faz Mal à Saúde Infantil

Excesso de TV e Internet Faz Mal à Saúde Infantil

Por Sandra Malafaia
Dezembro de 2008

O lazer moderno da criançada, que fica durante horas assistindo à TV, jogando videogames e navegando pela internet, acarreta mais problemas à saúde do que se possa imaginar. Segundo a análise de 173 estudos, realizada por especialistas norte-americanos, esse comportamento faz com que os jovens fiquem mais sujeitos à obesidade e ao tabagismo, entre outros problemas.

Os estudos - feitos por integrantes do National Institutes of Health, da Yale University e do California Pacific Medical Center, dos EUA - foram conduzidos desde 1980 e avaliaram a maneira pela qual a exposição à mídia pode afetar a saúde de crianças e adolescentes.

Apesar de se concentrarem mais em televisão, os estudos, a maioria deles realizados nos EUA, também consideraram videogames, filmes, música, uso de internet e computadores. Três quartos das avaliações apontaram que o consumo mais alto de mídia está associado a conseqüências negativas à saúde.

Segundo os pesquisadores, além da propensão à obesidade e ao fumo, essas conseqüências podem englobar o início de atividades sexuais mais cedo, o uso de álcool e drogas e, ainda, baixo desempenho escolar. Em contrapartida, os indícios quanto a um vínculo a problemas de deficiência de atenção e hiperatividade não foram tão firmes.

De acordo com o médico Ezekiel Emanuel - um dos pesquisadores responsáveis pelo relatório divulgado pela Common Sense Media, organização sem fins lucrativos - reduzir as horas de exposição à mídia eletrônica será uma questão importante neste século.

Fonte: Reuters

Colunistas