Notícias Dicas


Evento

Evento

Curitiba recebe mais de 50 palestrantes e cerca de mil congressistas para debater a obesidade e a síndrome metabólica. O evento será entre 30 de maio e 1 de junho, no Expo Unimed. Uma oportunidade única para todos os profissionais que trabalham com obesidade e síndrome metabólica. O XV Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica reúne não só endocrinologistas, mas também nutricionistas, professores de educação física, psicólogos, psiquiatras, cirurgiões, engenheiros de alimentos. Todos unidos com a finalidade de debater as novas descobertas e tratamento na área, mantendo a atualização profissional.


Os fatores que têm interferido no aumento da epidemia da obesidade serão amplamente apresentados. Novos estudos têm demonstrado que a genética também é um fator importante. Cada vez mais, têm sido descobertos novos genes ligados à obesidade. Estas descobertas podem indicar uma grande evolução a forma de ver e tratar a obesidade e as doenças relacionadas.

As perspectivas para o tratamento farmacológico, após a suspensão de grande parte dos medicamentos para emagrecer no Brasil, pela Anvisa entram na pauta de discussão. E no mundo, quais são os novos medicamentos em estudo?

Outra importante atualização é a descoberta de um novo tecido adiposo marrom, que contrário das células de gordura branca, que armazenam energia excedente do corpo na forma de gordura, têm a propriedade única de serem capazes de queimar energia e transformá-la em calor. A descoberta será debatida em simpósio, durante o evento, e abre novas oportunidades para futuros medicamentos que exploram a capacidade das células marrons de gordura para consumir calorias.

Muito tem se discutido sobre o aumento no consumo de frutose e suas consequências sobre o aumento da obesidade. A abordagem da gestação em mulheres obesas e as recomendações nutricionais, de atividade física e acompanhamento também têm gerado muito interesse, já que o número de mulheres obesas tem aumentado muito no mundo inteiro. O impacto da obesidade em crianças sobre o metabolismo na puberdade é outra questão que merece especial atenção.

Outro tema que tem despertado interesse é o aumento no número de cirurgias bariátricas. Quais são as evidências científicas na área? O Congresso recebe a sueca KAJSA SJÖHOLM, que falará sobre Experiences from the SOS study, o maior estudo randomizado na área de cirurgia bariátrica, que mostrou a eficácia da cirurgia ao longo prazo, com melhora nas doenças relacionadas à obesidade, como diabetes e hipertensão arterial.

Um dos destaques da programação é a participação internacional de Enrique Caballero, diretor do Joslin Diabetes Center, um dos principais centros de referência do mundo em diabetes, e professor da Universidade Harvard, que irá abordar o potencial terapêutico do SLGT2 

Tem aumentado vertiginosamente o número de crianças com sobrepeso e obesidade. Prevenção, manejo, tratamento, recomendações. Quais são as últimas descobertas na área? Como tratar a criança de forma multiprofissional

No Simpósio sobre Obesidade e Saúde Mental discute-se as últimas evidências que relaciona, o excesso de peso e o diabetes com Mal de Alzheimer. Estudos recentes sugerem que as duas doenças podem estar metabolicamente ligadas, potenciando mutuamente a sua progressão.
São mais de 60 temas, trazendo o que há de mais novo na área.

Mais informações: www.cbosm2013.com.br 

Acompanhe a cobertura pelo site da Abeso: www.abeso.com.br, pelo Facebook (facebook.com.br/evidenciasemobesidade) e pelo Twitter (@_abeso).

Colunistas