Notícias Dicas


Europa Intensifica Combate à Obesidade

Europa Intensifica Combate à Obesidade

07 de junho de 2007

No dia 30 de maio a Comissão Européia de Saúde fez severa advertência aos fabricantes de comidas e bebidas do continente. Preocupada com o grande número de europeus obesos, ela afirmou que as indústrias do setor devem vender produtos mais saudáveis. Caso contrário, as autoridades aprovarão leis mais rigorosas para regulamentar a questão.

O comissário de Saúde da Europa, Markos Kyprianou, afirma que a população precisa mudar a alimentação. “Para isso, devemos melhorar as normas para veiculação de anúncios publicitários do setor alimentício”, explica.

No entanto, de acordo com ele, a indústria deve tomar essas providências de forma voluntária. “Se isso não ocorrer, teremos que estabelecer novas regras obrigatórias”, alerta.

O comissário ressalta a necessidade de uma melhor rotulagem para os artigos alimentares. “O consumidor tem o direito de obter as informações adequadas de cada produto, podendo optar pelo mais saudável”, lembra.

Além disso, a comissão solicita às organizações desportivas o desenvolvimento de campanhas publicitárias e de marketing que incentivem a atividade física.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de obesidade triplicaram em muitos países europeus desde os anos 80. "Mais da metade da população adulta tem sobrepeso ou é obesa, e quase 22 milhões de crianças apresentam o mesmo problema", conclui Markos Kyprianou.

 

Colunistas