Notícias Dicas


EUA: Problemas como Obesidade Aumentam em Crianças

EUA: Problemas como Obesidade Aumentam em Crianças

EUA: Problemas como Obesidade Aumentam em Crianças
Beth Santos

Estudo publicado em meados de fevereiro no The Journal of the American Medical Association (JAMA) revela aumento de até 50% de problemas crônicos de saúde – obesidade, asma e problemas cardíacos, entre outros – nas crianças acompanhadas de 1994 a 2006.

Segundo os pesquisadores, a boa notícia é que muitas condições crônicas desaparecem durante a infância. A pesquisa mostrou que, embora metade das crianças que fizeram parte do estudo, entre 2000 e 2006, tenha apresentado uma condição crônica em algum momento desse período, somente um quarto a mantinha no final do trabalho.

O estudo (“Dynamics of Obesity and Chronic Health Conditions Among Children and Youth”) analisou dados das Pesquisas Nacionais Longitudinais do governo norte-americano, incluindo crianças com idades entre 2 e 8 anos, nos períodos de 1988 a 1994, 1994 a 2000 e de 2000 a 2006.

Embora a pesquisa não tenha se debruçado sobre as razões para os aumentos dos problemas crônicos de saúde, os pesquisadores sugeriram alguns fatores: a existência de mais e melhores diagnósticos, levando a um maior relato de casos; o aumento da obesidade infantil, que levaria a outros problemas de saúde; e aumento da sobrevivência de bebês prematuros e crianças com câncer e outras doenças, potencialmente com maiores chances de apresentar problemas.

Colunistas