Notícias Dicas


EUA: Obesidade Reduz Qualidade de Vida de Idosos

EUA: Obesidade Reduz Qualidade de Vida de Idosos

EUA: Obesidade Reduz Qualidade de Vida de Idosos
Por Beth Santos

Pesquisa publicada neste mês de novembro no American Journal of Public Health afirma que a parcela da população norte-americana que se aposentou nos últimos dez anos tem menos habilidade e capacidade de cuidar de si mesma do que a geração anterior. Os pesquisadores acreditam que a explicação esteja na preocupante epidemia de obesidade.

Segundo os dados publicados, na década de 60 estimava-se que 13% da população dos Estados Unidos era obesa; em 2000, o índice tinha subido para 32%. Especialistas estimam que dentro de 20 anos o problema da obesidade terá atingido 45% dos norte-americanos.

O trabalho consistiu na análise de questionário respondido por 35 mil idosos nos últimos 30 anos e revelou que as habilidades dos aposentados depois do ano 2000 são, sem dúvida, mais restritas quando comparadas à qualidade de vida dos que se aposentaram nos anos de 1980 e 1990. A pesquisa levou em conta, entre as habilidades, subir e descer escadas, realizar serviços domésticos e tarefas básicas como descer da cama sem ajuda, vestir-se, comer etc.

De acordo com os pesquisadores, as conclusões são preocupantes, já que sugerem que o estilo pouco saudável da população vem anulando os avanços da medicina naquele país.

 

Colunistas