Notícias Dicas


Estudo Revela Variações Genéticas que Aumentam Risco de Obesidade

Estudo Revela Variações Genéticas que Aumentam Risco de Obesidade

Por Elis Galvão
06 de junho de 2008

Após a análise de mais de 90 mil pessoas, um consórcio internacional de cientistas descobriu variações genéticas, que aumentam o risco de desenvolver obesidade e resistência à insulina na população. Os dados dos dois estudos foram publicados na edição digital da revista Nature Geneticcs.

Os pesquisadores descobriram uma variante próxima ao gene MC4R, que aumenta a suscetibilidade à obesidade. Ainda não está claro como essa variante afeta a expressão ou função do MC4R, mas a constatação de que mutações nesse gene estão na origem dos casos raros de obesidade infantil grave dá confiança ao consórcio internacional de cientistas.

Descendência Indoasiática

Foram avaliadas também, em outro estudo, milhares de pessoas de ascendência indoasiática ou européia. Os pesquisadores identificaram que uma variante próxima ao mesmo gene aumenta o risco de obesidade e de resistência à insulina. Esse estudo foi realizado por cientistas, dirigidos por Jaspal Kooner, do Imperial College de Londres.

Segundo os pesquisadores, essa variante de risco é mais freqüente em pessoas com ascendência indoasiática, logo, deve ser considerado este indicativo para abordar o aumento da obesidade na população dessa região.

Fonte: G1

 

Colunistas