Notícias Dicas


Estudo Avalia Ganho de Peso na Gestação

Estudo Avalia Ganho de Peso na Gestação

Estudo Avalia Ganho de Peso na Gestação
Beth Santos

Questionando antigas “verdades” sobre gravidez e ganho de peso, a pesquisa Mães Saudáveis, em andamento no Instituto de Medicina da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, já produziu uma primeira constatação: as gestantes obesas não devem ultrapassar os cinco quilos no aumento do peso. O objetivo do estudo é evitar o excesso de peso e preservar a saúde de mães e bebês.

Segundo dados já levantados, nos EUA 1/5 das grávidas são obesas e 3/4 deste grupo - com sobrepeso ou obesidade - ganham peso acima das recomendações médicas.

A Dra. Kimberly Vesco, que encabeça a pesquisa norte-americana, comentou em reportagem publicada no jornal New York Times que durante anos acreditou-se que, se a mulher estava grávida, iria ganhar peso. E que a gestante come por duas. A especialista contesta: “é verdade que você tem que comer mais, só que não precisa ser muito mais”.

As grávidas envolvidas na pesquisa estão sendo estimuladas a seguir dieta de baixas calorias – cerca de duas mil diariamente – com frutas, vegetais e grãos. Os pesquisadores não ignoram que as consequências de uma dieta com restrições na gravidez ainda são desconhecidas, e afirmam que mais estudos serão necessários para comprovar quais os benefícios para a mulher e seu filho com o controle de peso durante a gestação.

Colunistas