Notícias Dicas


Estudo Associa Osteoporose à SM em Índios

Estudo Associa Osteoporose à SM em Índios

Estudo Associa Osteoporose à SM em Índios

Prevalência de osteoporose associada à síndrome metabólica em índios brasileiros, de 40 anos ou mais. Este é o tema de uma pesquisa inédita, que está sendo realizada pela enfermeira
e doutoranda em Gerontologia Biomédica, Ana Karina da Rocha, no Hospital São Lucas da PUCRS, em Porto Alegre (RS).

Tudo começou em 2009, quando Ana Karina trabalhou com essa população em seu mestrado. Na ocasião, ela investigou a prevalência da síndrome metabólica em indígenas com mais de 40 anos.

Para isso, realizou um questionário sobre os hábitos alimentares dos participantes. O resultado mostrou que aquele grupo não ingeria leite e seus derivados. Em razão disso, resolveu verificar suas dosagens de vitamina D e as densitometrias ósseas.

O processo de autorização para a pesquisa de Ana Karina, que está sendo orientada pela professora Denise Cantarelli, demorou dois anos. Começou numa reunião com a própria tribo e terminou com a aprovação da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Os Exames

Assim, no final de 2011, 80 índios das tribos Kaigang e Guarani realizaram exames de sangue e densitometria óssea no Hospital São Lucas da PUCRS, além de assistirem a uma palestra sobre alimentação e de participarem de uma aula de ginástica laboral.

Ana Karina explica que, pela fragilidade de sua saúde, os indígenas são considerados idosos a partir dos 45 anos e o índice de mortalidade é alto antes da idade adulta. "Acredito que isso aconteça por questões culturais. Ao contraírem uma doença, muitas vezes eles não procuram auxílio médico”, observa Ana. Além disso, segundo a enfermeira, eles têm uma vida muito sedentária na aldeia.

A enfermeira, que agora analisará os dados dos exames realizados nos índios, acredita no tema e ressalta que não existe bibliografia sobre o assunto. Para ela, é um grande incentivo apresentar um trabalho inédito. 

Leia Mais:
Mulheres Indígenas: Sobrepeso e Hipertensão
Comida Industrializada Causa Obesidade e Desnutrição em Indígenas
Obesidade É Maior entre Crianças Indígenas

Colunistas