Notícias Dicas


Estudo Afirma que Metade da População Global Tem Problemas com Peso

Estudo Afirma que Metade da População Global Tem Problemas com Peso

Bárbara Bezerra
25 de outubro de 2007

Um estudo de pesquisadores do Institut National de la Santé et de la Recherche Médicale (Inserm) publicado recentemente na revista Circulation, da American Heart Association, afirma que ¼ dos habitantes do globo sofrem de obesidade.

Segundo o estudo, cerca de 40% dos homens e 30% das mulheres estão acima do peso, sendo que o percentual de obesos gira em torno de 24% dos homens e 27% das mulheres. Para a coordenadora da pesquisa Beverly Balkau este é o maior levantamento já realizado sobre o tema.

Foram entrevistadas 168.159 pessoas - 69.409 homens e 98.750 mulheres -, entre 18 e 80 anos, de 63 países, em cinco continentes. Para a pesquisa, os médicos relacionaram: idade, sexo, presença de doença cardíaca ou diabetes, medida da cintura-quadril e índice de massa corpórea.

Com base nos resultados do estudo, a cientista incentivou os governos a tomarem medidas preventivas sobre a questão da obesidade como, por exemplo, oferecer à população a prática de exercícios físicos e incentivar a alimentação saudável.

 

 

Colunistas