Notícias Dicas


Estresse x Obesidade

Estresse x Obesidade

Estresse x Obesidade
Pablo de Moraes

Um artigo publicado no Journal of Adolescent Health  afirma que o aumento dos níveis de estresse entre os jovens pode ocasionar uma maior probabilidade deles se tornarem obesos. O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade de Iowa e avaliou cerca de mil adolescentes entre 10 e 15 anos de idade e o comportamento de suas mães.

47% dos jovens pesquisados tinham sobrepeso ou obesidade. Destes, 56,2% eram afetados por quatro ou mais fatores de estresse, incluindo notas baixas, problema de saúde mental e abuso de álcool e drogas. De acordo com os resultados, um aumento nos “estressores” da mãe ampliava a probabilidade de um adolescente com insegurança alimentar estar acima do peso. No geral, altos níveis de estressores individuais aumentaram a probabilidade de ter sobrepeso ou ser obeso para os adolescentes.

Segundo a publicação, os benefícios de reduzir os estressores individuais e, para os adolescentes com insegurança alimentar, a melhora de se reduzir os estressores de sua mãe, deveria ser observados pelos médicos no tratamento da obesidade.

Leia mais:

Pesquisa Indica que Estresse pode Engordar 

Colunistas