Notícias Dicas


Estresse: Pouca Influência no Ganho de Peso

Estresse: Pouca Influência no Ganho de Peso

Estresse: Pouca Influência no Ganho de Peso
Por Beth Santos

Pesquisadores da University College London, no Reino Unido, revelaram em revisão de estudos que o estresse provoca poucos efeitos no peso, em longo prazo. Ao contrário do que se acreditava, a maioria dos 32 artigos estudados não encontrou associações entre os níveis de estresse e o aumento do peso ao longo dos anos.

O pesquisador Andrew Steptoe comenta que o fato não significa que o estresse não provoque aumento de peso em algumas pessoas. O efeito médio do estresse no ganho de peso pode não ser significativo, mas é possível haver diferenças individuais: “Algumas pessoas podem aumentar a ingestão de comida sob estresse, enquanto outras perdem o apetite”, afirmou. Sem falar que os diferentes tipos de estresse – do trabalho ou associados a eventos específicos – podem ter influência sobre o peso de variadas maneiras.

Publicados nos últimos 20 anos, os estudos analisados tinham as medidas dos níveis de estresse dos participantes e os acompanharam por até 38 anos, a fim de verificar a influência sobre o peso. Apenas um quarto das pesquisas encontrou uma pequena relação entre estresse e aumento de peso, afetando mais os homens do que as mulheres – o que contraria o senso comum.

O pesquisador Andrew Steptoe conclui: “A mensagem geral é que, com base nas melhores pesquisas científicas, não é provável que o estresse tenha um papel importante para a obesidade”. Ainda assim, ele admite que são necessários mais estudos que expliquem por que algumas pessoas engordam mais por causa do estresse.

Colunistas