Notícias Dicas


Dia Nacional de Prevenção da Obesidade – 11 de outubro

Dia Nacional de Prevenção da Obesidade – 11 de outubro

*** Na redes sociais >>> facebook.com/prevencaodaobesidadeTwitter: @prev_obesidade ***

Este ano, 11 de outubro, que já é o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, passa a ser o Dia Mundial da Obesidade. A IASO - Wolrd Obesity Federation - adotou a data como oficial. “A ideia é unir esforços para comunicar de forma intensa o impacto da obesidade na vida das pessoas, nos sistemas de saúde e na economia. E ampliar o acesso à informação sobre a doença e mecanismos de prevenção”, afirma a presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), a endocrinologista Cintia Cercato. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) e a Abeso realizam ações em diversas regionais, com a campanha: "Mudar para Viver mais e Melhor".

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde atualmente e para o futuro. E o alerta é que crianças obesas poderão vir a ser adultos obesos, com maior probabilidade de desenvolver diabetes, doença cardíaca, altas taxas de câncer e outros problemas de saúde. “A educação e o acesso à informação de qualidade devem ser fatores preponderantes no combate à obesidade infantil, considerando as famílias e seus hábitos de vida”, considera a diretora da Abeso, Maria Edna de Melo. 

Segundo dados da Organização, mais de 42 milhões de crianças menores de cinco anos estão acima do peso no mundo, das quais 35 milhões estão em países em desenvolvimento e 92 milhões de crianças com risco para sobrepeso e obesidade. A campanha deflagrada pelo Departamento de Obesidade da Sbem, com apoio da Abeso, tem como objetivo de chamar a atenção para os riscos do sobrepeso e da obesidade, que já atinge quase 60% da população brasileira, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2013, divulgados em 2015.

Campanha: foco na prevenção e na criança
O objetivo da campanha do Dia Nacional de Prevenção da Obesidade é incentivar o debate sobre o tema e ações para melhora da qualidade de vida, com mudanças de hábitos alimentares e prática de atividade física. “Precisamos esclarecer que a obesidade é uma doença e, como tal, exige prevenção, especialmente na faixa da infância”, destaca Cintia Cercato.

Por este motivo, o foco da campanha é a criança e a família. “Considerando a criança como agente de mudança da família, queremos trabalhar a conscientização, a educação, a informação, e a orientação sobre alimentação, atividade física, boas escolhas”, destaca Edna, que também é uma das coordenadoras da campanha junto à Abeso. 
A campanha trabalha quatro princípios básicos para manter a saúde e o peso saudável: comer bem, movimentar-se, beber água e dormir bem.

Gordura na barriga, perigo à vista!
Quando a gordura se acumula entre os órgãos do abdômen e aumenta a barriga, é perigosa, sempre merece ser combatida. Este tipo de gordura está por trás de muitos males fatais associados à obesidade.
Na avaliação do tamanho da cintura dos brasileiros, feita pelo PNS/IBGE, a conclusão foi que 37,7% da população tem cintura aumentada, o que também eleva riscos de doenças cardiovasculares e diabetes. Entre as mulheres, o problema foi bem mais prevalente: 52,1% das mulheres e 21,8% dos homens têm o problema.

A medida da circunferência abdominal reflete de forma indireta o conteúdo de gordura entre os órgãos da região. A Organização Mundial da Saúde estabelece que a medida igual ou superior a 94 cm em homens e 80 cm em mulheres, já aumenta o risco, especialmente, para doenças ligadas ao coração.

Eliminar gordura abdominal por meio da redução da ingestão calórica e prática de atividades aeróbicas, como caminhada, bicicleta, corrida, pode trazer muitos benefícios, ao reduzir os riscos de doenças. 

Atendimento à população
Neste mês, em locais pré-determinados e de grande circulação de pessoas, em diversas regiões do país, equipes de profissionais de saúde farão o cálculo de IMC e diagnóstico de sobrepeso e obesidade, cálculo de curva para crianças e medição da circunferência da cintura, além de esclarecimento sobre a prevenção da obesidade e a distribuição de material informativo.

Em São Paulo, o evento do Dia Nacional de Prevenção da Obesidade será realizado no dia 11 de outubro, domingo, no Parque Villa Lobos, próximo à entrada principal (das bicicletas), das 9h às 15h, quando será realizado atendimento ao público para diagnóstico de sobrepeso e obesidade, orientações. Além de atividades, como aula aberta à população. A ação tem apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Estado de São Paulo. 

Cálculo de IMC e obesidade infantil
O site da Abeso traz duas ferramentas. Uma delas voltada ao público adulto, em que é possível fazer o cálculo do IMC e ter acesso a informações sobre o seu nível de peso. E outra com foco na criança, em que é possível verificar se o peso está saudável: www.abeso.org.br

Campanha nas redes sociais
Facebook: /prevenvaodaobesidade
Twitter: @prev_obesidade
Site da Abeso: www.abeso.org.br
Facebook Abeso: /evidenciasemobesidade
Twitter Abeso: @_abeso

Colunistas