Notícias Dicas


Dieta Rica em Proteína Mantém Peso Após Tratamento para Emagrecer

Dieta Rica em Proteína Mantém Peso Após Tratamento para Emagrecer

Aristeu Araújo
28 de maio de 2008

Pesquisa desenvolvida em oito países apontou que uma dieta rica em proteínas pode ajudar na manutenção do peso, após tratamento para emagrecer. A informação foi divulgada pela Universidade de Navarra, na Espanha, que participou do estudo.

Participaram da pesquisa famílias da Dinamarca, Holanda, Reino Unido, Bulgária, Grécia, República Tcheca, Alemanha e Espanha. Esse é um dos primeiros resultados do Projeto Diógenes, que engloba a avaliação de dieta, obesidade e genes.

Para os pesquisadores, aumentar o consumo de proteínas ajuda na manutenção do peso, enquanto o índice glicêmico dos alimentos não desempenha um papel relevante. O estudo trabalhou, inicialmente, por seis meses, com adultos que tiveram que perder, ao menos, 8% de suas massas corporais. Só depois disso é que toda a família se submeteu ao processo.

É importante ressaltar, no entanto, que esse estudo difere da dieta do Dr. Atkins, que preconiza alta ingestão de proteínas e é voltada para o emagrecimento. Especialistas sempre apontaram a dieta Atkins como prejudicial à saúde.

Esse primeiro grupo foi composto por 763 indivíduos. Entre eles, registrou-se uma diminuição média de 11,2 quilos por pessoa. Após a primeira fase, 565 famílias (763 adultos e 787 crianças) se submeteram a uma das cinco dietas distribuídas aleatoriamente.

Quatro das dietas combinavam diversas proporções de proteínas e carboidratos e apenas uma se baseava nos hábitos alimentares da família. Neste último grupo, a família recebeu conselhos sobre alimentação saudável.

Os resultados finais serão divulgados apenas no próximo ano. Os primeiros dados mostram que as pessoas que receberam uma dieta com alto índice de proteínas não recuperaram o peso perdido. As outras, ganharam de 2 a 2,5 quilos.

Fonte: Agência EFE

 

Colunistas