Notícias Dicas


Dieta Medieval Era Mais Saudável do que a Atual

Dieta Medieval Era Mais Saudável do que a Atual

Elis Galvão
18 de dezembro de 2007

Pesquisa realizada em Shopshire, na Inglaterra, revela que a dieta na idade média, com menos gordura, açúcar e mais verduras, era mais saudável para o coração. Os alimentos consumidos à época – o período vai do ano de 476 a 1453 - não eram gordurosos como os de hoje em dia.

Em declaração ao site da BBC Brasil, o médico Roger Henderson, responsável pela pesquisa, disse que a dieta, combinada com volume de trabalho, possibilitava ao homem medieval sofrer menos riscos de doenças cardíacas e diabetes.

Conforme o estudo, o consumo calórico diário de um camponês era de cerca de 3,5 mil calorias. Ele comia em média dois pães, 220 gramas de carne ou peixe e quase dois litros de cerveja por dia. Outro dado é que a jornada diária de trabalho era de 12 horas.

Para o Dr. Henderson, a dieta medieval também era mais saudável do que a mediterrânea, dos romanos. Esta era rica em peixe, frutas e grãos, azeite de oliva e vinho tinto, mas as pessoas abastadas cometiam excessos, enquanto os mais pobres nem sempre tinham acesso a esses alimentos.

O pesquisador também ressaltou que, apesar dos hábitos alimentares mais saudáveis, a vida dos camponeses medievais era mais difícil e a expectativa de vida era menor por causa das doenças e epidemias daquela época.

Fonte: BBC Brasil

 

Colunistas