Notícias Dicas


Dia dos Namorados: entrar em programa de perda de peso impacta cônjuge

Dia dos Namorados: entrar em programa de perda de peso impacta cônjuge

Programas comportamentais de controle de peso podem ter impactos não apenas na pessoa submetida ao tratamento, mas também nos cônjuges

Estudo publicado no periódico Obesity acompanhou o progresso da perda de peso de 130 cônjuges ao longo de um período de seis meses. O estudo descobriu que se o parceiro perde peso em um ritmo constante, seu parceiro também perde. 

Segundo os autores, este foi o primeiro estudo a avaliar a perda de peso de cônjuges que se submeteram a programas de controle de peso. 

Neste estudo, 130 cônjuges foram atribuídos aleatoriamente ao programa Weight Watchers (Vigilantes do Peso) ou a um grupo de controle auto-guiado. Os participantes tinham idades entre 25 e 70 anos e foram avaliados em 0,3 e 6 meses. Além disso, os participantes tratados tinham que ter um índice de massa corporal de 27 a 40 kg / m2 e pelo menos 25 kg / m2 para cônjuges não tratados. Os casais atribuídos ao grupo Weight Watchers tinham apenas um membro inscrito em um programa estruturado de perda de peso de 6 meses que forneceu aconselhamento pessoal e ferramentas on-line para auxiliar na perda de peso. No grupo auto-guiado, um membro do casal recebeu um folheto de quatro páginas com informações sobre estratégias saudáveis ​​para comer, se exercitar e controlar o peso (por exemplo, escolher uma dieta com baixo teor de gordura e baixo teor calórico, controle de porções). Os resultados indicam que quase um terço (32%) dos cônjuges não tratados em ambos os grupos perdeu ≥ 3% do peso corporal inicial (perda de peso com base nas diretrizes de manejo da obesidade) aos 6 meses e as perdas de peso não diferiram entre cônjuges não tratados nos dois programas.

O estudo sugere, segundo os autores, que os cônjuges podem se envolver mais ativamente em programas de gerenciamento de peso, com benefícios.

Colunistas