Notícias Dicas


Descoberto Gene Responsável pela Obesidade

Descoberto Gene Responsável pela Obesidade

Bárbara Bezerra
10 de setembro de 2007

Dois números e duas letras: CD38. Este é o gene que, estudado há quatro anos por pesquisadores americanos e brasileiros, é o responsável pela atividade reguladora do peso corporal e da obesidade.

Os testes foram realizados com camundongos em laboratório e foi verificado que, na ausência do CD38, os animais que consumiram calorias em maior quantidade, não tiveram ganho de peso. Com a presença do gene, os camundongos submetidos à mesma dieta hipercalórica engordaram quatro vezes mais.

Segundo um dos autores do estudo, o especialista brasileiro Eduardo Chini, da Clínica Mayo, a falta do gene promove o aumento do metabolismo e a redução dos depósitos de gordura, além de outros benefícios para a saúde.

O estudo será divulgado no FASEB Journal, no próximo mês de novembro. Segundo o pesquisador brasileiro, já está em negociação com a indústria farmacêutica o desenvolvimento de uma droga capaz de inibir a ação do gene.

Com as co-participações de duas outras especialistas brasileiras, Maria Thereza Barbosa e Sandra Soares, a pesquisa indica que, apesar das evidências de que os genes teriam a mesma ação nos seres humanos, ainda são necessários mais uns 10 anos de estudos, segundo o Dr. Chini.

“O melhor tratamento contra a obesidade ainda é a velha receita: dieta e exercícios”, conclui o pesquisador.

 

Colunistas