Notícias Dicas


Descoberta

Descoberta

Mecanismo biológico por traz do acúmulo de gordura no músculo

 
Cientistas da Wake Forest Baptist Medical Center descobriram o mecanismo biológico por trás do acúmulo de gordura nos músculos, o que poderia indicar o caminho para terapias potenciais. Os resultados foram publicados na edição on-line, de 27 de abril, da revista científica Stem Cells and Development. O biomédico Alexander Birbrair, que faz doutorado no país é um dos autores da pesquisa.
 
Normalmente, a gordura não está presente no músculo de pessoas saudáveis, mas o envelhecimento, a obesidade e doenças como distrofia muscular e diabetes fazem com que o tecido gorduroso degenere o tecido muscular. “O músculo vai ficando mais fraco e se atrofiando. Isso diminui a mobilidade da pessoa e afeta a qualidade de vida”, diz Birbrair.
 
A pesquisa revela que os pericitos – células-tronco associadas aos vasos sanguíneos – contêm dois subtipos com papéis totalmente diferentes: o tipo 1, que só fabrica células de gordura, e o tipo 2, que forma apenas células musculares.
 
Os cientistas usaram um modelo in vitro para fazer a descoberta e depois testaram a teoria em um experimento com camundongos. Eles injetaram pericitos tipo 2 no músculo danificado de animais jovens e saudáveis. O resultado foi que o músculo se regenerou.

Os estudiosos também simularam nos ratos o mecanismo em pessoas com obesidade ou distrofia muscular, dando uma substância chamada glicerol a outro grupo de camundongos. Quando foram injetadas células tipo 1 nos animais, eles formaram mais gordura nos músculos. 

Ainda há de se descobrir se os pericitos são os únicos responsáveis por esse processo de substituição de músculo por gordura, mas é possível dizer que sua participação é fundamental. “Se fizermos um tratamento que inibe o tipo 1 e ativa o tipo 2, provavelmente esse tecido adiposo vai ser substituído por músculo”, afirma o pesquisador brasileiro, que pretende fazer novos estudos sobre o tema em tecidos humanos.

Saiba mais: http://migre.me/eo52l 

Colunistas