04 de julho de 2016
  • compartilhar:

Crianças e adolescentes têm consumido indevidamente bebidas esportivas

Muitos adolescentes entre 12 e 14 anos de idade estão consumindo regularmente bebidas esportivas socialmente, aumentando o risco de obesidade e cárie dentária, conclui um estudo da Cardiff University School of Dentistry.

Publicado no Jornal British Dental, o estudo avaliou 160 crianças em quatro escolas do sul do País de Gales e concluiu que as crianças são atraídas para as bebidas esportivas por causa de seu sabor doce, baixo preço e disponibilidade, e pela falta de informação de pais e filhos de que essas bebidas não são destinadas ao consumo infantil. 

Metade das crianças entrevistadas afirmaram beber bebidas esportivas socialmente, e a maioria (80%) comprou em lojas locais. A maior parte (90%) também afirmou que o gosto era um dos fatores que levava à ingestão e apenas 18% afirma bebê-los para melhorar o desempemho esportivo. O preço foi uma das três principais razões que levou à compra. Um dos pontos de preocupação é que 26% das crianças afirmou que comprou esse tipo de bebida em centros de lazer. 

Para Maria Morgan, professora de saúde pública dentária na Cardiff University, "o propósito de bebidas esportivas está sendo mal interpretado e este estudo mostra claramente evidência de crianças sendo atraídas para essas bebidas com elevado teor de açúcar e baixo nível de pH, levando a uma aumento do risco de cárie dentária, erosão do esmalte do dente e obesidade.

"Os profissionais de saúde bucal deve estar ciente da popularidade de bebidas esportivas com crianças ao dar educação para a saúde ou o conselho ou a concepção de iniciativas de promoção da saúde."

Na opinião dos pesquisadores, devia-se investir em uma regulamentação mais rígida em torno do preço, disponibilidade e comercialização de bebidas esportivas para crianças, especialmente ao redor da área da escola, para salvaguardar a saúde geral e odontológica.

Eles fazem o alerta: "Bebidas esportivas são destinadas a atletas que participam de provas desportivas de resistência intensa, também estão associadas à cárie dentária em atletas e só devem ser utilizadas seguindo o conselho de equipes odontológicas e de saúde dedicadas a cuidar de atletas. Água  é suficiente para crianças ativas se hidratarem, bebidas esportivas de elevado teor de açúcar são desnecessários para as crianças e a maioria dos adultos ".

O estudo >>> aqui

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO