11 de janeiro de 2017
  • compartilhar:

Crianças: dormir mais cedo pode prevenir obesidade na adolescência

Crianças em idade pré-escolar que são colocadas na cama até as 8h da noite são menos propensas a desenvolverem obesidade do que crianças que são colocadas na cama depois desse horário, aponta uma pesquisa recente.

Ir para a cama após 9h da noite pareceu dobrar a probabilidade de obesidade mais tarde na vida. O estudo foi realizado por pesquisadores da Ohio State University College of Public Health e foi publicado no The Journal of Pediatrics. Os responsáveis pela pesquisa ainda apontam que os benefícios podem ir além, incluindo o desenvolvimento social, emocional e cognitivo.

Foram avaliados dados de 977 crianças que faziam parte do Study of Early Child Care and Youth Development, que seguiu bebês saudáveis ​​nascidos em 10 localidades dos EUA desde 1991.

Os participantes foram divididos em três categorias relacionadas ao horário de dormir: os que dormiam às 8h da noite ou mais cedo, os que dormiam entre 8h em 9h, e os que dormiam depois das 9h. A idade média das crianças no inicio do estudo era de quatro anos e meio.

Depois, foram considerados os dados dos pré-escolares até completarem uma média de 15 anos. E a descoberta foi impressionante: das crianças que dormiam mais cedo, apenas uma em cada dez se tornou um adolescente com obesidade; dos que dormiam entre oito e nove horas da noite, 16% desenvolveram obesidade; e, entre os que dormiam mais tarde, 23%  se tornaram adolescentes com obesidade. 

Metade das crianças no estudo estava na categoria média, ou seja, dormiam entre oito e nove horas da noite. Um quarto dormia cedo e outro quarto dormia mais tarde.

Este novo estudo é o primeiro a usar dados sobre a obesidade com um seguimento de dez anos a partir da pré-escola. 

veja também

assine nossa newsletter

    nome

    e-mail

    Você aceita as diretrizes desta newsletter

    x

    Aviso de Privacidade - Utilizamos cookies para melhorar a sua navegação e garantir a melhor experiência em nosso site em nosso site. Ao continuar navegando ou ao clicar no botão “ACEITO”, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade.

    ACEITO